quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Moda Brasil Historia Brasileira Mercado Praia Afro

A moda Brasil é a moda que as brasileiras e os brasileiros elegeram para usar em determinada estação. E, como em todas as estações, desde que o mundo é mundo e a moda é moda, quem decide o que vai ser moda aqui no Brasil são os grandes estilistas e criadores de moda lá da Europa, em especial os franceses e italianos.

Ainda não existe uma moda Brasil, com identidade e DNA próprios. O que ocorre é que os estilistas brasileiros assistem aos desfiles no estrangeiro, observam as tendências da moda para aquela temporada e carregam tudo isso para a moda Brasil. Aqui, eles vão adaptar esses modelos e estilos ao gosto brasileiro. É verdade que os coloridos da moda atual, as cores cítricas, os estampados vibrantes e os tecidos florais caem como luva para o gosto e a cor de pele da mulher brasileira, mas já vimos verões onde o preto imperava, e isso era ditado pelos estilistas de fora.

O Brasil possui uma moda típica, como o traje de baiana, mas quando se pensa em moda para todos os dias ainda se usa aqui o que é ditado lá fora. Na verdade, o que ocorre na moda Brasil é mais ou menos assim: os estilistas famosos copiam, de tudo um pouco, e lançam isso em seus desfiles grandiosos e badalados. No dia seguinte, essa moda está nas revistas e jornais. As brasileiras decidem o que vai e o que não vai se adequar a elas. E faz a sua opção. Portanto, é a própria consumidora quem vai decidir o que será a moda Brasil para a nova estação. A equação seria assim: o estilista estrangeiro cria, o estilista brasileiro segue no rastro e a consumidora brasileira escolhe o que melhor se adapta a ela.

Nisso tudo que foi dito, façamos uma honrosa exceção à moda Brasil para a praia, onde realmente o Brasil tem um destaque, principalmente na criação dos minúsculos biquínis. No entanto, é fato que alguns países que compram a moda Brasil praia exigem que os seus biquínis e maiôs sejam mais bem comportados, e feitos com mais tecido do que aqueles que são vendidos para a brasileira.

Nenhum comentário: